terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Uberlândia recebe certificado internacional por qualidade de vida

Acessibilidade nos ônibus de Uberlândia foi reconhecida por 
governo dos Emirados Árabes  
Indo no caminho contrário dos ônibus de Aracaju-SE, cujo a cidade tem o título da capital da qualidade de vida, a administração municipal de Uberlândia-MG e o seu transporte público recebeu esse mês um comunicado do governo de Dubai, nos Emirados Árabes, que coloca a cidade entre as contempladas com o Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas e na sequencia o certificado “100% Acessible Public Transportation in Uberlândia: Free Path to Social Inclusion, Brazil” (Transporte Público 100% Acessível em Uberlândia: Um caminho para a Inclusão Social no Brasil).

“É uma satisfação ter o nosso trabalho valorizado dessa maneira, ainda mais quando se trata de algo que foi feito para as pessoas. A atuação com foco no bem-estar das pessoas continua, sendo essa premiação um estímulo a mais para seguirmos em frente”, disse o prefeito Odelmo Leão (PP).

O Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas é vinculado ao Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat). O prêmio é concedido às cidades e países que se destacam em seus trabalhos de boas práticas para melhorar a qualidade de vida da população em diferentes áreas.

Ônibus de Aracaju em meio as avenidas
param para os passageiros terem acesso
Vale lembrar que Aracaju possui esse título da qualidade de vida, mas fica um ponto de interrogação sobre as autoridades que intitularam a capital sergipana, quando estes fazem partem do próprio governo, tirando assim a credibilidade quando comparada com uma opinião externa. Nem todos os argumentos utilizados para tal reconhecimento são realidades vividas pelos aracajuanos.   

Segundo o Correio de Uberlândia, para o ciclo 2010-2011, foram enviados 384 pedidos de inscrições de 60 países. As experiências selecionadas, como a de Uberlândia, serão apresentadas em conferências, seminários e workshops de treinamentos. A iniciativa também será divulgada em material impresso e incluída na base de dados do site oficial 'Best Practices'.

A desorganização é visível. Até carroças
perambulam no trânsito de Aracaju
Será que, talvez, os aracajuanos cruzarem os dedos e ter fé, a cidade de Aracaju consegue um título ou um certificado desses de reconhecimento internacional? Caso dependa desse transporte público e do caos que é  a atual mobilidade urbana na capital sergipana, um prêmio assim estará longe de chegar por aqui. 

E olha que a saúde não foi citada entre essas linhas.


Marcus Fam

Um comentário:

Nathy Resende disse...

Está muito longe de Aracaju receber um título desses a nível internacional. A cada dia que passa, parece que tudo está sendo esquecido pelos governantes e somente as festas, feitas com o dinheiro dos bestas, tem mais importância do que saúde, transporte, educação. Na minha humilde opinião, acho um absurdo priorizar pré caju, forró caju, só para atrair turistas se a própria cidade está em condições precárias para recebê-los. Um dia de festas populares como essas a SAMU não funciona direito, pois quase todas estão destinadas a esses eventos de inutilidade pública. Aracaju demorará para crescer se continuar nesse ritmo!