domingo, 18 de março de 2012

Estudo aponta que 83% dos municípios não se sustentam

Das 5.565 cidades existentes no Brasil, 5.226 dependem das transferências federais para se manter. São 83% municípios que não se sustentam e não consegue gerar nem 20% da receita de seu orçamento.


São informações do O Globo, onde apresenta dados de um estudo inédito da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) sobre a gestão fiscal municipal, de 2006 a 2010.

Na pesquisa feita durante entre o período de 2006 a 2010, só 2% das cidades tiveram nota geral máxima — apenas 95 prefeituras têm gestão excelente das finanças, enquanto mais da metade do total, ou 64%, está em situação difícil ou crítica ao gerir o orçamento. A nota geral do país também pouco melhorou: subiu só 1,9%.

Vale repetir, apenas 2% das 5.565 cidades tiveram nota geral máxima. Fica a pergunta, e Aracaju? Onde será que a capital da qualidade de vida se encaixa nessa pesquisa?

— São municípios que não se sustentam. Se fossem uma empresa, seriam como uma filial falida de uma matriz. Só 83 prefeituras, 1,6% do total, conseguem pagar a folha de pessoal com dinheiro próprio. As outras 98,4% precisam de transferências da União e dos estados — afirma Guilherme Mercês, gerente de Estudos Econômicos da Firjan.

Segundo José Matias Pereira, professor de Administração Pública da UnB,as cidades que tem um frágil sistema de gestão e que vivem só das transferências federais caminham eventualmente para a falência.

Marcus Fam
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: