terça-feira, 26 de maio de 2015

Espaço Zé Peixe é inaugurado em Aracaju

Marcelle Cristinne/ASN
Gente, gente, é com grande alegria essa postagem atrasada, mas digna!

O espaço Zé Peixe foi inaugurado na terça, 19 de maio. A obra recebeu investimento de mais de R$ 1,2 milhão na revitalização. Tudo isso para homenagear essa figura histórica e sergipana. O Espaço possui dois pavimentos e fica às margens do Rio Sergipe. O local é a antiga hidroviária usada para atracar as barcas que transportavam as pessoas entre o centro de Aracaju e o município da Barra dos Coqueiros.

Em agosto de 2012, eu trouxe essa informação do projeto para a revitalização do espaço, até então abandonado, e a construção do monumento em homenagem ao ilustre Zé Peixe. E tá ai, projeto realizado e a esperança, para os que estavam na torcida (eu), concretizada.

O local promete uma viagem pela história de Zé Peixe e fortalece o turismo no Centro da capital. O espaço vai oferecer aos visitantes, além do acesso a peças e fotografias que fizeram parte da história do ícone sergipano, a oportunidade de encontrar vários ambientes em um só lugar.

A obra recebeu um investimento de R$ 1.268.361,98 na revitalização do antigo Terminal Hidroviário, que passa oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência, lojas de artesanato, espaço de contemplação ao rio Sergipe, café, lanchonete, balcão de informações, hall, administração.

Obra

O espaço possui dois pavimentos, um superior e um inferior. No inferior, terá loja de artesanato sergipano, apoiado pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho – NAT, Café do Zé, um Ponto Banese, loja de doces caseiros da terra.

Na parte superior, terá um espaço reservado para o Memorial Zé Peixe e sua trajetória de vida, exposição de painéis do artista plástico Elias Santos, como também um busto de bronze do homenageado e ainda o Tototó Restaurante que vai servir café da manhã nordestino e almoço gourmet. O espaço atende também aos critérios de acessibilidade com banheiros, rampas e elevador para deficientes.

A área estava sem uso desde a desativação do terminal hidroviário. O governo promoveu a recuperação estrutural do imóvel utilizando um piso de alta resistência. A laje da cobertura foi impermeabilizada, foram implantados sistemas de combate a incêndio e de proteção de descargas atmosféricas e novas instalações hidro-sanitárias, elétricas e de lógica. Foram instaladas esquadrias de alumínio com vidro e o prédio recebeu nova pintura.

Zé Peixe, segundo o Wikipédia


Fonte: G1SE

Nenhum comentário: