
É verdade que faz tempo que contam essa história de restaurar esse terminal hidroviário e nunca colocam em prática. Até placa de orçamento chegaram a expor durante um certo período. Porém, início de obra mesmo, não houve. Nem uma limpeza semanal o local parece não receber. Virou mesmo foi ponto de esconderijo para usuários de drogas. Mas agora, parecem terem um motivo especial para esse projeto virar realidade, a homenagem ao nome de um homem simples, do povo, mas único na sociedade sergipana, o 'Zé Peixe'.
Ainda segundo o projeto, parte da área interna será decorada com obras de arte, fotografias e pertences que evoquem a memória de Zé Peixe, contando sua história às futuras gerações.
Parabéns para 'Zé Peixe'. Mérito dele, pois merece. Quanto ao Estado, não faz mais que o seu dever restaurar esse espaço, acabar com mais um local de marginalidade, e homenagear esse homem que foi exemplo até seus últimos anos de vida.
Zé Peixe, segundo o Wikipédia
![]() |
Estátua de José Martins Ribeiro Nunes,
o Zé Peixe,
obra do artista Deolando Vieira da Silva,
exposta no Memorial de Sergipe
|
Por muitos anos, Zé Peixe atuou como prático conduzindo embarcações que entravam e saíam de Aracaju, pelo Rio Sergipe. O inusitado, em sua tarefa, se devia ao fato de não necessitar de embarcação de apoio para transportá-lo até o navio. Quando havia um navio necessitando entrar na barra do Rio sergipe, ele nadava até o navio. Da mesma forma após conduzir o navio até fora da barra ele saltava e voltava para a terra nadando. Algumas vezes ele saia em uma embarcação e nadava até uma boia que sinalizava o acesso a barra de Aracaju onde aguardava as embarcações que necessitavam de seus serviços para entrar na barra.
Leia mais sobre o Zé Peixe no Wikipédia
Marcus Fam
Um comentário:
Que liiiiindo!!
Postar um comentário