sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Zé Peixe receberá homenagem

Olha que boa notícia no G1 SE, isso caso seja concretizado o tal projeto. Pretendem adequar às antigas instalações do Terminal Hidroviário, no Centro, para que o espaço seja transformado numa estrutura de atração turística homenageando o prático José Martins Ribeiro Nunes ‘Zé Peixe’.

É verdade que faz tempo que contam essa história de restaurar esse terminal hidroviário e nunca colocam em prática. Até placa de orçamento chegaram a expor durante um certo período. Porém, início de obra mesmo, não houve. Nem uma limpeza semanal o local parece não receber. Virou mesmo foi ponto de esconderijo para usuários de drogas. Mas agora, parecem terem um motivo especial para esse projeto virar realidade, a homenagem ao nome de um homem simples, do povo, mas único na sociedade sergipana, o 'Zé Peixe'.

Sergipe, agora, oferecerá mais um equipamento turístico na região central de Aracaju, aliando-se a importantes pontos de atração como os mercados municipais, a Orla do bairro Industrial, o Palácio Museu Olímpio Campos, e o Museu da Gente Sergipana. O novo espaço contará com um memorial e um monumento homenageando ‘Zé Peixe’, um terraço com espaço de contemplação com vista para o rio Sergipe, um café, um restaurante e espaço para lojas comerciais e serviços.

Ainda segundo o projeto, parte da área interna será decorada com obras de arte, fotografias e pertences que evoquem a memória de Zé Peixe, contando sua história às futuras gerações.

Parabéns para 'Zé Peixe'. Mérito dele, pois merece. Quanto ao Estado, não faz mais que o seu dever restaurar esse espaço, acabar com mais um local de marginalidade, e homenagear esse homem que foi exemplo até seus últimos anos de vida.

Zé Peixe, segundo o Wikipédia

Estátua de José Martins Ribeiro Nunes, 
o Zé Peixe,
obra do artista Deolando Vieira da Silva, 
exposta no Memorial de Sergipe
José Martins Ribeiro Nunes, mais conhecido como Zé Peixe (Aracaju, 5 de janeiro de 1927 - Aracaju, 26 de abril de 2012), foi um prático brasileiro que se tornou uma figura lendária no estado de Sergipe, devido ao seu modo incomum de exercer sua atividade. Foi agraciado com diversos prêmios e homenagens, e é lembrado como uma dos sergipanos mais notórios de todos os tempos.

Por muitos anos, Zé Peixe atuou como prático conduzindo embarcações que entravam e saíam de Aracaju, pelo Rio Sergipe. O inusitado, em sua tarefa, se devia ao fato de não necessitar de embarcação de apoio para transportá-lo até o navio. Quando havia um navio necessitando entrar na barra do Rio sergipe, ele nadava até o navio. Da mesma forma após conduzir o navio até fora da barra ele saltava e voltava para a terra nadando. Algumas vezes ele saia em uma embarcação e nadava até uma boia que sinalizava o acesso a barra de Aracaju onde aguardava as embarcações que necessitavam de seus serviços para entrar na barra.

Leia mais sobre o Zé Peixe no Wikipédia
Marcus Fam