terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Série Cidades: São João de Meriti

Meriti - Capítulo I
Sempre quando falam do Rio de Janeiro as pessoas lembram logo das belezas da capital. Esquecem que há outras cidades com seus encantos singulares e curiosidades. Uma delas é o município de São João de Meriti, emancipado desde 21 de agosto de 1947. Com sua população estimada em 2008 de 468.309 habitantes, é conhecido como “O formigueiro das Américas”, pois possui o maior número de habitantes por metro quadrado do continente. A principal atividade econômica é o comércio varejista.

Localiza-se na região da Baixada fluminense, na Região Metropolitana do rio de Janeiro. Ocupa uma área de 34.996 km², e está a 22°48’14’’ de latitude sul e 43°22’20’’ de longitude oeste, a uma altitude de 19 metros.

É uma cidade onde guardo boas recordações: eu e minha família fazendo compras no centro, no supermercado Sendas; eu indo para o cinema sozinho, pela primeira vez, para assistir o Rei Leão; as poucas visitas que fiz ao shopping Grande Rio; medo de ter que atravessar a linha do trem que corta a cidade; o barulho dos carros passando na via Dultra no silêncio da noite; o bairro onde eu morava, Vila Rosali; o caminho para a escola, conversando com os amigos até chegar ao bairro Agostinho Porto. A igreja do Agostinho Porto e a da Matriz, onde fui batizado; meus amigos que hoje perdi o contato com a maioria; enfim, lembranças que tempo nenhum e nem a distância vão arrancar da minha memória. Lá... Eu aprendi a ser e a ter amigos de verdades.

Mas falar de Meriti assim em um único post é complicado. Por isso nas próximas semanas, mais curiosidades sobre essa cidade. Ela será a primeira de uma série de municípios espelhados pelo nosso Brasil a ser apresentados aqui no nosso blog.

No próximo post Série Cidades: a igreja da Matriz, onde fui batizado!

Marcus Fam*

Fontes:

*Prefeitura de São João de Meriti

* Wikipedia

2 comentários:

Anônimo disse...

Oo Marcos vê se a proxima cidade é a minha terra natal Aparecida do Taboado-MS. Abraços quânticos.
Sandro Andrade.

Anônimo disse...

olá Marcus, meu nome é Mari , moro em sjm , e vi seu post, to passando aqui pra dizer que adorei o que escreveu, e conforme fui lendo tudo foi se encaixando todas as lembranças, passei por situações muito parecidas com as suas, e fico feliz por essas lembranças serem importantes e tão boas pra vc , msm sem te conhecer rs, beijos e parabéns querido *-*